Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020 Fale Conosco Redação: (45) 9.9934-0761
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nagasaki recorda os 75 anos do lançamento da bomba atômica

Mundo | 09/08/2020 | 14:49 |

A cidade de Nagasaki recordou, neste domingo (9), o 75º aniversário do lançamento da bomba atômica americana sobre esta cidade do Japão, em um contexto particular devido à pandemia de coronavírus que obrigou a limitar as homenagens às vítimas.

Nagasaki viveu um inferno em 9 de agosto de 1945, três dias depois de Hiroshima, devastada por "Little Boy", a primeira bomba atômica.

Por que é seguro viver em Hiroshima e Nagasaki, mas não em Chernobyl?

Essas duas bombas, de um poder destrutivo sem precedentes na época, fizeram com que o Japão se rendesse. Em 15 de agosto de 1945, o imperador Hirohito anunciou aos japoneses a capitulação aos Aliados, encerrando a Segunda Guerra Mundial.

No início da manhã deste domingo, os participantes assistiram a um serviço memorial para as vítimas na Igreja Urakami, perto do local do bombardeio, enquanto outros participaram de um serviço memorial no Parque da Paz da cidade.

O número de pessoas autorizadas a participar das homenagens foi reduzido em 90% em relação aos anos anteriores.

Às 11h02 locais, os sinos tocaram no Memorial da Paz de Nagasaki e os presentes, incluindo alguns estrangeiros, observaram um minuto de silêncio.

Um grupo de representantes dos sobreviventes, familiares das vítimas, crianças e adolescentes trouxeram simbolicamente água para as vítimas em recipientes de madeira, uma homenagem à sede angustiante que sofreram os habitantes da cidade após a explosão da bomba.

Feridas terríveis

Esse momento ainda está gravado na memória de Shigemi Fukahori, de 89 anos, que deu seu depoimento durante uma cerimônia transmitida ao vivo pela estação de televisão pública japonesa NHK.

| Fotos: Stringer/Jiji Press/Via AFP |
PUBLICIDADE
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS POR E-MAIL
Arena Society
Divulgação, Locação de Som e Luzes
Contrate Sonoriza Som
Tradição e qualidade nos mínimos detalhes! Agende seu horário!
Isenção de IPVA saiba como