Legislativo - PR
Após pedido do deputado Luis Corti (PSB), governo autoriza crédito a juro zero para produção de pepino
A pedido do deputado estadual Luis Corti (PSB), o Governo do Estado autorizou a liberação de crédito subsidiado a juro zero pelo Banco do Agriculto...
13/09/2023 23h01 Atualizada há 1 ano
Por: Fonte: Assembleia Legislativa - PR

A pedido do deputado estadual Luis Corti (PSB), o Governo do Estado autorizou a liberação de crédito subsidiado a juro zero pelo Banco do Agricultor Paranaense para a instalação de estufas para a produção de pepino. A novidade é mais um incentivo para que os pequenos produtores apostem no cultivo como fonte de renda extra e para suprir a demanda da agroindústria.

“Isso é mais uma conquista do nosso mandato para os produtores. O cultivo do pepino é uma excelente opção para as pequenas propriedades, mas o clima de algumas regiões do estado exige a produção em estufa. Essa linha de crédito com juro zero é o incentivo que faltava para os produtores apostarem na cultura”, comemora Corti.

A maior indústria de envase de pepino do país está instalada no Paraná, no município de São Jorge D’Oeste. Atualmente, 60% da matéria-prima é importada de outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina. Como estímulo para aumentar a produção no estado, a indústria oferece suporte técnico e garantia de compra do produto, mas o investimento inicial na estrutura, em torno de R$ 50 mil, ainda era um empecilho para os pequenos produtores.

“Além de atender uma necessidade do produtor, essa linha de crédito terá um impacto importantíssimo na economia dos municípios com mais dinheiro circulando no comércio, geração de postos de trabalho e receita para as prefeituras”, pondera o deputado.

Solicitação

As tratativas para liberação da linha de crédito começaram em meados de agosto com o lançamento do Plano Safra 2023/2024. A solicitação foi formalizada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior por meio de requerimento aprovado na Assembleia Legislativa. O novo decreto regulamentando a concessão do benefício foi publicado em 28 de agosto. “Agradeço ao governador Ratinho Junior por ter atendido prontamente o pleito demostrando o compromisso do governo com o desenvolvimento rural”, ressalta Corti.

A linha de crédito atende agricultores familiares, cooperativas da agricultura familiar e agroindústrias com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões que atuam na produção de seda, café, olerícolas (entre elas o pepino), floricultura, fruticultura e sistemas de produção orgânica ou agroecológica. Para receber o benefício, o crédito precisa ser contratado e liberado até 30 de junho de 2024.