Paraná
Defesa Civil: Sobe para 54 mil número de pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná
Ao menos 72 municípios registraram ocorrências por causa das chuvas
13/10/2023 15h02
Por: Fonte: Conecta Oeste/G1pr

Ao menos 72 municípios do Paraná foram atingidos pelos temporais, vendavais e chuvas de granizo registradas no estado desde o dia 3 de outubro. 
É o que informa balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (13).
Até amanhã (14), autoridades acreditam que o Rio Iguaçu, que corta a cidade, vai atingir oito metros, afetando até cinco mil residências. 
Outra cidade atingida fortemente por alagamentos foi Porto Amazonas, nos Campos Gerais. Foi decretado situação de emergência.
Conforme a prefeitura, o Rio Iguaçu, que também corta o município, atingiu 7,17 metros. O nível normal é de pouco mais de um metro e meio.
Conforme o balanço desta quinta, 54.420 pessoas foram afetadas pelos eventos climáticos. Destas, mais de sete mil estão desabrigadas ou desalojadas, conforme a Defesa Civil.
798 pessoas - permanecem desabrigadas (deixaram as casas em virtude do desastre e que necessitam de abrigo público); 6.884 pessoas permanecem desalojadas (deixaram as casas em virtude do desastre, mas que não necessitam de abrigo público por se refugiarem na casa de parentes ou amigos). Por conta das chuvas, também de acordo com a Defesa Civil, uma criança morreu. A vitima é de Irati.