CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
MCR PAINEIS
Anuncie Aqui
Dia da Farmácia

Dia Nacional da Farmácia: o que é e como funciona a organização de uma farmácia hospitalar

A data, celebrada no dia 05 de agosto, é utilizada para destacar a importância e trazer curiosidades da farmácia interna de um hospital

05/08/2024 07h47
Por: Marcos Umeres
Fonte: Conecta Oeste/Contelle Comunição

As farmácias, desde os laboratórios de manipulação, são responsáveis por fornecer os medicamentos para tratar doenças e dores que acometem a sociedade. Na organização hospitalar, a farmácia atua como uma unidade interna, garantindo que os medicamentos sejam manuseados, conservados e armazenados da maneira correta, visando atender as necessidades individuais de cada paciente. A farmacêutica do Policlínica Hospital de Cascavel, Juliana Beal Menegotto, explica como funciona a organização, gestão e logística de medicamentos dentro do hospital.

Estrutura, conservação e manuseio de medicamentos

A estrutura da farmácia é dividida em áreas específicas para armazenar cada tipo de remédio, além das especificações para manuseio. “Inclui áreas específicas para recepção de medicamentos, armazenamento, manipulação e distribuição, além de existirem protocolos rigorosos de segurança que garantem o acesso controlado e a manipulação adequada dos medicamentos, visando minimizar erros e garantir a segurança dos pacientes,”, afirma.

Para os medicamentos complexos, o cuidado e a atenção devem ser maiores, exigindo regras internas específicas para cada fórmula. “Medicamentos complexos são organizados em áreas separadas e frequentemente requerem condições especiais de armazenamento, como temperatura controlada. Há protocolos específicos que incluem o uso de etiquetas de alerta, liberação de convênios e treinamento contínuo da equipe. Um exemplo de medicamento que requer cuidados especiais é a terapia com imunoglobulina, que deve ser armazenada em temperatura controlada, ter autorização prévia do convênio ou ciência do paciente e/ou familiar, por conta do seu custo elevado. Deve-se ter cuidado ao administrar esse medicamento, devido às suas particularidades, e sempre deve haver dupla checagem e conferência”, explica a farmacêutica.

O impacto da organização e equipe no atendimento aos pacientes

A farmácia organizada e os profissionais farmacêuticos qualificados são fatores indispensáveis para que os pacientes recebam um atendimento adequado e tenham resultados em seus tratamentos. “Eles garantem que a medicação correta seja administrada na dosagem adequada, o que é crucial para pacientes com condições complexas, pois evita interações medicamentosas e reações adversas, melhorando assim os resultados clínicos”, completa.

Segundo a farmacêutica, a farmácia hospitalar necessita de uma equipe para atender aos pedidos de medicamentos, podendo variar quanto ao número de profissionais. “No Policlínica Hospital de Cascavel, contamos com farmacêuticos, técnicos de farmácia, auxiliares e estagiários, totalizando 25 profissionais, que se revezam 24 horas,” informou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários