Campanha Amor Sempre Presente - Dia das Crianças
Anuncie Aqui
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO
MCR PAINEIS
Desenvolviment...

Reunião extraordinária do CBH do Norte Pioneiro vai discutir recursos hídricos

Encontro será virtual, com transmissão pelo YouTube, na quarta-feira (25), às 9h30, e debaterá a racionalização do uso da água e a obtenção de rec...

18/09/2024 21h26
Por: Marcos Umeres
Fonte: Secom Paraná
Foto: CBH Paranapanema
Foto: CBH Paranapanema

O Comitê de Bacias Hidrográfica (CBH) do Norte Pioneiro, composto por 41 municípios das bacias dos Rios Cinzas, Paranapanema 1 e 2 e a parte paranaense da Bacia do Itararé, convocou reunião extraordinária para debater a cobrança pelo uso dos recursos hídricos na área de abrangência do colegiado. O encontro, virtual, será na quarta-feira (25), às 9h30, com transmissão pelo YouTube .

A reunião contará também com apresentações organizadas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Água e Terra (IAT).

De acordo com a Lei Federal nº 9.433/97 , a cobrança pelo uso de recursos hídricos é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, que objetiva incentivar a racionalização do uso da água e obter recursos financeiros para o financiamento de programas contemplados nos planos de recursos hídricos.

As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.

CBHs– Os comitês são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos. Eles funcionam como uma espécie de “conselho comunitário” especializados em água, onde as diferentes partes interessadas se reúnem para discutir e decidir sobre o uso e a conservação dos recursos hídricos.

Essas decisões são cruciais para garantir que todos tenham acesso adequado à água, ao mesmo tempo em que se protege o meio ambiente e se planeja o uso sustentável da água para o futuro.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários